quinta-feira, 25 de junho de 2015

Músculo Pterigóideo Medial


Características

É um músculo retangular, situado na face medial do ramo da mandíbula, muito potente, apesar de não ser tão robusto quanto o masseter. Assemelha-se muito com o masseter no que se refere à forma e função, porém localiza-se medialmente ao ramo da mandíbula, já na fossa infratemporal. Estende-se do processo pterigóideo do esfenóide até o ramo da mandíbula. Considera-se como tendo dois feixes de origem, um feixe maior, profundo, e um feixe menor, mais superficial.

Origem 

O músculo pterigóideo medial se origina na fossa pterigóide e na face medial da lâmina lateral do processo pterigóide do esfenóide. Após um trajeto inferior e posterior, o músculo se insere na face medial do ângulo da mandíbula.

Inervação

Nervo pterigóideo medial, proveniente do ramo mandibular do nervo trigêmeo (V par).

Ação

A ação do músculo pterigóideo medial é a de elevar a mandíbula, sendo menos potente que o masseter nessa ação.

Fáscia Pterigóidea e Interpterigóidea

Os músculos pterigódeos são recobertos por uma tênue fáscia denominada fáscia pterigóidea. Além desta, existe um espessamento fascial entre os dois músculos pterigóideos, denominado fáscia interpterigóidea. A fáscia interpterigóidea tem um formato quadrangular e apresenta as seguintes bordas: superior, inferior, anterior e posterior. A fáscia interpterigóidea apresenta uma face lateral que relaciona-se com o músculo pterigóideo lateral acima e com o ramo da mandíbula abaixo. Sua face relaciona-se com o músculo pterigóideo medial e a faringe.

2 comentários: